terça-feira, 5 de outubro de 2010

Algumas reflexões

Andei pensando um pouco sobre as outras experiências parecidas com essa que já aconteceram por aí e reparei em um pequeno detalhe quase insignificante: essa experiência sempre foi vivida ou proposta por mulheres. Eu nunca vi essa experiência do uniforme ser feita por um homem antes... quer dizer, estou vendo isso acontecer todos os dias, mas enfim.
Eu não sei revelar o grau de importância disso, mas pra alguma coisa deve valer... eu acho...
Mas  perceber isso me fez pensar em algumas coisas (nenhuma delas importante), e hoje estava conversando com a Melina na faculdade sobre isso (só pra constar pra quem não pegou no ar: Melina é uma menina que faz faculdade comigo OOHHHH). Que, aparentemente, essa experiência é mais fácil para mulheres, uma vez que o vestido é, por si só, uma peça mais versátil, e que o uso de acessórios que possam modificá-lo é mais possível, provável e fácil de imaginar... teoricamente....
Eu não sei até que ponto acredito nisso também, até porque eu nunca me prendi muito a essas questões de gênero e nunca me preocupei se tal coisa que eu quero de usar é considerada socialmente como coisa ''de mulher'' ou ''de homem''. Mas de fato aqcho que pensar numa camiseta e numa calça que fossem multantes foi mais dificil do que seria ter pensando em um vestido com a mesma característica.
Mas nada disso me chama muita atenção não. O único fato realmente gritante até agora é que eu tinha uma auto imagem antes disso tudo começar e tenho uma auto imagem completamente diferente agora. E acredito que vou concentrar meu tcc nisso...
Seguem as fotos desses dias aí:








Estampa do Gerson Passos =D.
Por hoje é só. Tchau beijos.

4 comentários:

  1. Seu trabalho está tomando um rumo que me agrada, querido Saulo. Acho fantástico experienciar essa "nova" proposta (nova, portanto, por ser mais que uma peça multifuncional, o que eu acho apavorador na hora de idealizar e como elas podem funcionar em conjunto). Sei que você já deve ter pensado nas dificuldades que teria adiante. Além disso já havia pensado que isso pode de alguma forma mudar o Sistema da Mundial da Moda, se pensarmos que todos possam começar a usar peças-chaves e únicas que podem valorizar uma identidade pessoal; compartilhando de emoções e situações nem sempre narráveis como o gosto ou o cheiro de um molho ou fragância respingados por sobre a peça. São essas e mais considerações que objetivo em meu TCC: Memórias indumentárias. Se quiser ler sobre o assunto me procure novamente. Ao final, adorei saber que você idealizou isso tudo e que há um processo social sob toda o aspecto maravilhoso desse projeto que você transpõe.

    ResponderExcluir
  2. A sua experiência tão profunda se dá pelo uso continuo de uma "mesma roupa" ou a pira eh pq ela reune seus gostos pessoais
    ou pq a modelagem (des)favorece certos aspectos de seu corpo?

    Se eu usar a mesma roupa q vc será q daria certo pra mim? Sera q não teria q traduzir algo pra "minha" realidade? Meus gostos?
    uma chembaepire pra cada pessoa,
    peças unicas?

    ResponderExcluir
  3. achei linda a estampa do Gerson, quero uma! =*

    ResponderExcluir
  4. Olá Saulo! Estou acompanhando seu trabalho, e admirando sua persistência. E hoje eu vi uma matéria sobre um grupo de pessoas que resolveu usar só 6 peças de roupas no período de um mês, e lembrei do seu trabalho, e aproveitando a deixa da sua postagem aí em cima, nesse projeto tem homens.
    Onde vi a matéria: http://modaspot.abril.com.br/news/news-moda-sustentavel/a-arte-de-se-vestir-com-apenas-seis-pecas-de-roupa-em-um-mes/2

    Boa sorte aí!

    ResponderExcluir