segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Domingo....ops segunda... e o discurso

Já vai fazer um mês de uso da peça e acho que isso pede uma retrospectiva pessoal. Fico relembrando tudo que passou desde a primeira idéia até o momento atual. Já faz mais ou menos um ano que estou idealizando essa experiência e, antes dela começar de fato, aconteceram tantas coisas que parece inverossímil que eu já esteja dentro dela há um mês. Lembro-me da primeira conversa que tive com a professora Maristela, da primeira idéia de modelagem, do primeiro croqui... foi um longo caminho até chegar ao estágio atual. Alguns testes foram feitos, muitas idéias ignoradas, adaptadas... muito tempo de discussão e adaptação tanto da peça quanto da idéia original.



Meu tcc sempre foi uma preocupação Absurda. Desde o primeiro período da faculdade que eu ficava me perguntando sobre o que faria meu projeto final. A primeira idéia era analisar os uniformes de personagens em quadrinhos, depois pensei em assumir o figurino (já que trabalho com isso) e cheguei a pensar em fazer um estudo mais profundo das sociedades ameríndias e suas modificações corporais... mas nada disso me satisfazia completamente porque a maior parte dessas idéias deixavam de fora uma das coisas que eu mais gosto de trabalhar na moda: a modelagem.


E eu ficava pensando em como poderia unir todas essas coisas que eu gostava e queria estudar em uma coisa só. Foi quando a professora Maristela me emprestou o livro‘’El cuerpo diseñado’’ da Andréa Saltzman e todas as respostas foram chegando ao lugar. Estudar o corpo e o movimento e essa interação entre o indivíduo e a roupa que o veste, a relação das sociedades ameríndeas com o próprio corpo e suas modificações corporais, a fascinação por modelagens e roupas que mudam de forma e a criação de um uniforme que criasse uma idéia de identidade... tudo parecia se encaixar... e, de fato se encaixou.


Então começou a odisséia pela criação da roupa em si. Hoje, com ela pronta, parece que o caminho para chegar até ela foi simples, mas não foi. Foram seis meses de especulação e preparação até chegar ao resultado final. A escolha da modelagem, tecidos, tipo de estampa, tipo de botões, decidir onde usar zíperes, onde usar botões, onde assumir as mudanças, onde encaixar meus gostos pessoais e como pensar numa roupa que fosse suportável usar por tanto tempo, etc. Tudo parece muito simples depois de se ver o resultado final, mas o fato é que um longo caminho foi traçado até chegar aqui.


Depois veio a preparação do discurso, de como encaixar tudo que eu queria estudar num discurso só e como aplicar a peça no ambiente. Quais seriam as normas de uso, em quais situações eu poderia subverte-la (e eu como ator estabeleci duas: durante ensaios e apresentações, logicamente eu não usaria a peça =s ). Que até o final do ano não vou fazer interferências no meu cabelo, como cortar ou pintar. E se caso a peça estragasse se eu a arrumaria ou não, e eu optei por arrumar sim. E como funcionaria o blog e qual a real importância da sua existência.


Enfim, muita coisa aconteceu até chegar aqui, e agora que eu estou só usando a roupa parece tudo tão mais fácil. É quase que a hora do recreio da experiência, por que o que veio antes e o que virá depois será/foi muito mais desgastante do que o uso em si. Agora é o momento de registrar o uso, gráfica e textualmente, entrar em desespero, odiar a peça, pensar se é isso mesmo que eu quero fazer, depois repensar tudo e gostar da idéia mais que tudo, etc... (acho que o fato de eu ser uma pessoa dramática ao extremo ajuda muito).


No mais fico devendo uma reflexão mais profunda essa semana. Achei necessário dar uma relembrada na experiência e em tudo que aconteceu até hoje. E peço desculpas por não ter postado essa discussão ontem, no domingo, mas ontem foi a parada gay e eu tava me acabando na esbórnia. Se disserem que me viram jogado em alguma vala por aí tentem não acreditar...

Um comentário:

  1. Confesso que quando a Saulo me falou do seu projeto fiquei arrepiada e pensei "AI vem bomba",tinha que ser o Saulo, afinal ele nunca consegue fazer nada normal, sempre inventando MODA,parece tranquilo todo processo descrito acima né?HAHAHAHAHA,mas enfim,parabéns está indo muito bem como sempre.

    ResponderExcluir